sábado, 14 de agosto de 2010

Vinhos & Petiscos

Dia 20 (II)
14 de Agosto de 2010

Prestes a passar a fronteira para a Roménia, com a promessa de ter cuidado com os plantígrados, não podemos deixar de fazer mais uma referência vitivinícola. O vinho búlgaro No Man's Land (de que só provámos a versão Branco) tem uma história curiosa: durante o regime comunista, existia uma faixa de 5 km, protegida por arame farpado, a separar a fronteira da Bulgária das da Turquia e da Grécia. A total ausência de vida humana e de actividade industrial nesta faixa, a que chamaram Terra de Ninguém, fez dela um paraíso natural, sem poluição. Hoje, a área destaca-se pelas excelentes vinhas banhadas pelo forte sol do Sudoeste do país. Uma história triste com um final feliz.

Menos feliz mas de imediata associação, o filme bósnio com o mesmo nome, passado durante a guerra, em 1993, e que ganhou o Óscar para Melhor Filme Estrangeiro em 2002.

Há também que deixar registado por escrito que os preços têm sido quase inacreditáveis. Por exemplo, o nosso jantar ficou por €3 por pessoa. É certo que não foi uma refeição de farta-brutos - apenas um risotto de cogumelos selvagens e cenoura, meio litro de cerveja nacional e uma deliciosa sobremesa (um doce, claro!) - mas estes preços até nos deixam um pouco incomodadas!

Sem comentários:

Enviar um comentário