sábado, 14 de agosto de 2010

O grande (?) Elias


Dia 20 (I)
14 de Agosto de 2010

Realmente, o trabalho de uma dona de casa nunca acaba. Mas, enfim, lá sobrou um tempinho para dar uma volta pela cidade, conhecida como "a pequena Viena", devido aos seus edifícios, alguns deles classificados como Património Europeu (uma designação que ignorávamos mas a que estaremos atentas doravante).

No meio de tantos edifícios associados a figuras ilustres da cidade, é de estranhar a quase omissão ao Prémio Nobel da Literatura nascido em Ruse: Elias Canetti, nascido no seio de uma abastada família de judeus sefarditas (os tais que falam espanhol antigo). Em Ruse, ele sofre da síndrome do Rui Rio relativamente aos Nobel da Literatura. O livro Auto de Fé é considerado a sua obra-prima (naturalmente, esgotadíssimo há anos em Portugal). Há, contudo, uma autobiografia, A Língua Posta a Salvo, recentemente editada, mas que não se recomenda pois mostra sobretudo o mau feitio do homem e pouco do escritor.
Referências culturais à parte, Ruse é uma agradável paragem para quem estiver a fazer o percurso do Danúbio, ou simplesmente a visitar a Bulgária, apesar de, não estando de costas para o rio, também não estar propriamente de braços abertos para ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário