terça-feira, 17 de agosto de 2010

Em busca de Malacovia


Dia 23 (III)
17 de Agosto de 2010
Como não vimos Lipovenos de barba, fomos à procura de Malacovia, uma cidade-fortaleza de ferro, construída em 1870 no Delta do Danúbio e concebida por um excêntrico príncipe Nogai (uma etnia turcomana do sudoeste da Rússia), escondida nos pântanos. O objectivo era aí criar uma pátria e capturar os navios russos no Mar Negro.
Educado em São Petersburgo, o príncipe inspirou-se numa invenção que dava os primeiros passos: a bicicleta. Malacovia era uma espécie de ovo de ferro eriçado de canhões que podia descer, em caso de emergência, para uma plataforma situada sob os pântanos do Delta, graças a um gigantesco sistema de rodas dentadas ligadas a uma série de bicicletas nas quais pedalavam 50 tártaros Nogai.

Devido à extrema humidade do Delta, o mecanismo das rodas dentadas emperrou e, num dia do ano de 1873, o ovo não conseguiu descer para o seu ninho, apesar dos imensos esforços dos 50 ciclistas Nogai. Conscientes da proximidade do fim, o príncipe e os seus correlegionários fogem, com as bicicletas sobre a cabeça, por um túnel secreto, e dispersam-se pelo mundo. Nos anos 1900 era comum observar-se, em Paris ou em Londres, um tártaro (com a cabeça baixa sobre o guiador) percorrendo as avenidas a uma velocidade estonteante.

Esta bela história de Amedeo Tosetti, denominada Pedali sul Mar Nero, encontra-se compilada no Dictionnaire des Lieux Imaginaires, de Alberto Manguel e Gianni Guadalupe. A ideia de Malacovia foi retomada recentemente por um estudante malaio, que cresceu na Alemanha e se mudou para Londres, numa tese de design: http://www.pascalbronner.com/

Nas imagens, a 1ª é de Bronner e a 2ª de Tosetti. E, como é óbvio, não apanhámos assim tanto sol na cabeça no Delta que fossemos à procura de Malacovia. É apenas uma boa história, sobretudo agora que temos de pensar em regressar e, acedendo aos insistentes pedidos dos nossos seguidores, continuar este blog.

1 comentário:

  1. Lipovenos c/ ou s/ barba, Malacovia, histórias fantásticas, grandes aventuras hem?

    ResponderEliminar