quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Almoçar em Brasov, em Kronstadt e em Brassó


Dia 24
18 de
Agosto de 2010

Estamos a tentar manter a viagem de regresso tão interessante como a de ida. Apesar de haver imensos locais que merecem uma visita, não temos todo o tempo do mundo. Assim, mantendo o objectivo Portugal em mente, vamos desenhando o caminho de volta passo a passo. Perante duas alternativas para atravessar a Roménia de volta à Hungria, optámos pela que passa na Transilvânia do Sul, pelo que nos dirigimos a Brasov, via Buzau.

A estrada DN1, entre Ploiesti e Brasov, mais ou menos desde Sinaia, é muito bonita. Passa por vilas de montanha e, do lado esquerdo, os Cárpatos, em todo o seu esplendor, com escarpas altíssimas.

Brasov é uma cidade com um centro histórico barroco. Dir-se-ia que estávamos na Polónia ou na República Checa. Naturalmente, os preços são mais turísticos mas, ainda assim, perfeitamente aceitáveis. Depois de um simpático almoço numa esplanada na praça principal, fomos até um lindíssimo café de 1910 que, para além de diversos objectos decorativos muto imaginativos, tinha internet. Dado o encanto da região, a decisão de dormir em Sibiu foi rapidamente concretizada com uma reserva via booking.

Continuando a DN1 em direcção a Sibiu, o prazer da condução acentua-se: à esquerda, os Cárpatos, desta vez como um amontoado de montes verdejantes, uma imensa e densa floresta que, mais para o fim da tarde, adquire um belo tom azulado.

Pelo caminho, vamos cruzando igrejas variadas, demonstrando a importância e o peso da presença alemã durante nove séculos. Este foi o ponto mais oriental da Europa Central em que a influência católica, e mais tarde a da Reforma, se encontrou com a doutrina ortodoxa. Como curiosidade, saliente-se o facto de muitos dos nomes estarem em 3 línguas: romeno, alemão e húngaro.

No final da Idade Média, a Transilvânia do Sul respirava o ambiente cultural da Europa Central, acolhendo artistas de Viena, Praga e Nuremberga. E agora, noapte buna que amanhã temos de visitar Sibiu.

1 comentário:

  1. Max a venit să mănânce celebra supa de peşte românesc?
    De asemenea, sa bucurat foarte mult zona Transilvaniei. este foarte misto si frumos ..
    Pupici

    ResponderEliminar