sexta-feira, 2 de novembro de 2012

"Seda", ilustrado por Rebecca Dautremer




Alessandro Baricco nasceu em Turim, em 1958. Desde o seu primeiro livro, "Castelos de Raiva" (publicado em Portugal pela Difel), Baricco tem dividido a crítica e os leitores.
Os seus romances têm sido comparados a peças de música (área artística a que Baricco não é de todo alheio, tendo inclusivamente estudado piano), aproximando a sua escrita de partituras dos mais variados géneros musicais, com progressões rítmicas, repetições e silêncios próprios.
"Seda" (editado pela D. Quixote), escrito em 1996, é uma música doce e lenta, de uma sensualidade silenciosa, com um ritmo ditado pelas quatro viagens ao Japão, todas iniciadas no princípio do mês de Outubro. A sua circularidade só acentua a lenta passagem do tempo.
Traduzido em mais de 25 línguas, "Seda", continua a ser o seu maior sucesso.

A ilustradora francesa Rebecca Dautremer nasceu em 1971. Em Portugal, há vários livros seus traduzidos. O seu universo, onírico e multicultural, adapta-se perfeitamente à história de Baricco. Aliás, o autor italiano já tinha sido auscultado para a adptação do seu romance e só agora, com a proposta de ser Dautremer a fazê-lo, é que aceitou o repto.
E o resultado é de tirar a respiração. A capacidade de Dautremer traduzir histórias e ambientes em desenhos já tinha sido amplamente demonstrada em "Cyrano" (também ela uma obra de influência oriental). Com "Soie" (ainda só em edição francesa), a elegância do texto está amplamente espelhada nas ilustrações.

Uma bela história, acompanhada de desenhos lindíssimos. Que mais se pode desejar? 

Sem comentários:

Enviar um comentário