quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A estrada para Oxiana


Em breve partiremos do livro "The Road to Oxiana", de Robert Byron, para destacar o Irão.


Neste âmbito, no dia 24 de Novembro, às 17h, teremos um iraniano – Siavash Laghai – e um inglês – Simon Davis – a falarem-nos do Irão. Duas visões com 30 anos de intervalo, acompanhadas de uma exposição com fotografias suas.   Em 1933, o inglês Robert Byron partiu para uma viagem ao Médio Oriente via Beirute, Jerusalém, Bagdad e Teerão, até Oxiana – a região do Oxus, o antigo nome do rio Amudária que, na altura, fazia parte da fronteira entre o Afeganistão e a União Soviética.

Desta viagem, plena de aventuras por uma região repleta de tesouros arquitectónicos (que o autor considera mais extraordinários do que Versailles), Byron faz um relato entre o maravilhado e o divertido, deixando no leitor uma vontade imensa de lhe seguir as pegadas até à lendária torre de Qabus.

O livro figura numa lista dos 20 melhores livros de viagens (limitada a autores anglófonos e tão parcial como qualquer outra) e é por muitos considerado o "Ulisses" da literatura de viagens.   Urge uma edição em português, sobretudo agora que o género tem vindo a despertar de forma particular a atenção dos leitores.

Sem comentários:

Enviar um comentário