quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Aqui faz frio, mas na Rússia faz muito mais



Continuamos com a montanha e a neve como destaques, pelo que pusemos mais à mão livros como "Doutor Jivago", de Boris Pasternak (Sextante Editora), "A Lã e a Neve", de Ferreira de Castro (Guimarães) e "Au Temps du Fleuve Amour" (Gallimard), de Andreï Makine. Todos nos remetem para temperaturas baixas, camadas e camadas de neve, e tempos difíceis.

O livro do escritor russo agora radicado em França já teve edição portuguesa, na Difel ("No Tempo do Rio Amur"), mas agora já é difícil - se não impossível - de encontrar. É uma história belíssima de três adolescentes que sonham com o amor e com o Ocidente, no meio dos três elementos fundamentais que caracterizam Svetlaïa, uma aldeia da Sibéria, perdida nas margens do rio Amur: o bosque, o dourado e a sombra fria dos campos.

Quanto ao livro de Ferreira de Castro, retrata a vida dura de Horácio, que abandona a pastorícia na Serra da Estrela para ir trabalhar nas fábricas da Covilhã, onde o espera outro tipo de dificuldades.

E o clássico do Nobel da Literatura (1958) - que muitos retêm mais graças ao filme de David Lean, com Omar Sharif e Julie Christie - em que a personagem Lara dá corpo, de forma admirável, à doçura, à alegria e à força, características que se vêem com tanta frequência nas representações da mulher russa, em particular, e eslava, em geral.

Três óptimos romances para ocupar estas noites frias (ou em qualquer outra circunstância).

Sem comentários:

Enviar um comentário