É já no próximo sábado, dia 28 de Janeiro, às 17h30, que vamos iniciar as conversas com pessoas que fizeram grandes viagens, ou viagens particularmente especiais ou insólitas. A estes momentos demos o nome de "A Palavra ao Viajante". Este sábado vêm cá a Margarida e o Luca que fizeram uma volta ao mundo e têm muito para contar. Fica aqui o "início" (depois dos preparativos) da aventura, mas recomendamos vivamente que espreitem o blog, de onde este excerto foi retirado (está aqui só para abrir o apetite).
"Ambos deixámos os nossos empregos e saímos do apartamento que tínhamos alugado em Lisboa. Distribuímos os caixotes com os nossos pertences pelas casas de alguns familiares e fizémo-nos à estrada (ou melhor, rumámos ao aeroporto) tendo pela frente cerca de 1 ano livre e um bilhete de viagem à volta do mundo (RTW Ticket)."
Apareçam e aproveitem para fazer perguntas. Até sábado!

Continuamos com a montanha e a neve como destaques, pelo que pusemos mais à mão livros como "Doutor Jivago", de Boris Pasternak (Sextante Editora), "A Lã e a Neve", de Ferreira de Castro (Guimarães) e "Au Temps du Fleuve Amour" (Gallimard), de Andreï Makine. Todos nos remetem para temperaturas baixas, camadas e camadas de neve, e tempos difíceis.

O que nos leva a pensar nos Pirinéus e nas fantásticas caminhadas que se podem lá fazer. Mas a travessia dos Pirinéus foi também sinónimo de liberdade. Para portugueses e espanhóis que fugiam ao fascismo, mas também para judeus e resistentes franceses que fugiam do nazismo e da guerra.