sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A Europa dos cafés

Dia 12 (I)
6 de Agosto de 2010
Num pequeno mas muito interessante livro, A Ideia de Europa, George Steiner fala da Europa dos cafés. Este conceito está muito presente por onde temos andado nesta viagem danubiana. Curiosamente, tal como há uns séculos os viajantes iam ao café para receber o seu correio e ler os periódicos, os viajantes do século XXI vão para o café ver o correio, em formato de email, e ler os jornais online. Trata-se, pois, de uma tradição que se arrasta ao longo do tempo e que caracteriza, de facto, a cultura europeia continental. Na Europa Central, lindíssimos cafés antigos continuam cheios de vida, modernizaram-se ao ponto de todos terem Wi-Fi gratuita, continuando a atrair locais e turistas, desde os clientes que há vários anos se juntam para lanchar o chá e o bolo aos jovens que aproveitam para trabalhar no portátil de última geração. E, claro, as viajantes que aproveitam para colocar os últimos posts no blog.
Mas continua a justificar-se o aparecimento de novos espaços, mais pequenos mas para um público igualmente diversificado, geridos por gente jovem e empreendedora e com design cuidado (desde o contemporâneo ao mobiliário da avó). No café desta manhã, sentimo-nos duplamente em casa, pois este ocupa o segundo andar de uma grande livraria, num fantástico edifício Arte Nova, na rua Andrássy, perto da Ópera.

3 comentários:

  1. Gosto de vos imaginar num belíssimo café, viajantes reconfortadas, a beber um também belíssimo vinho. Rodeadas de arte nova, uma sensação de viagem no tempo vos acompanha... Ou talvez não! Um mar de portáteis e free wireless devolve o sentido de Presente. E que bem deve saber a conciliação de tudo!

    Continuem... que eu continuo convosco.

    ResponderEliminar
  2. Estou a adorar o vosso blogue. É a primeira vez que participo numa aventura destas (colocar comentários num blogue) e até já tive que recorrer a um informático! Se editarem um livro com estas e outras crónicas, eu compro. Mas não se zanguem! Tirem à sorte, se é por ordem alfabética do primeiro nome ou do apelido!
    Beijos,
    Lowflight

    ResponderEliminar
  3. Confesso que este também é o primeiro blog em que participo. Só espero que quando a viagem terminar não esteja viciada. O meu marido já me chama bloguista.

    ResponderEliminar