terça-feira, 31 de agosto de 2010

"Esta cidade interessa-me"


Dia 37
31 de Agosto de 2010
As palavras do título são de Stendhal e referem-se a Narbonne que se revelou uma excelente opção para passar a noite, justificando um passeio matinal, com visita obrigatória ao mercado coberto (considerado um dos melhores de França e com a particularidade de nele se poder almoçar) e ao centro histórico. Para mais, tem rápido acesso da auto-estrada e, não sendo demasiado grande, facilita a descoberta de um local central para ficar.

Um canal navegável - e braço do Canal du Midi - confere à cidade um agradável e fresco ambiente. No centro histórico, uma imensa e inacabada catedral, cuja construção teve início em 1272, deixa o visitante algo boquiaberto, lembrando vagamente as ruínas do Convento do Carmo, em Lisboa, mas em gigantesco. No interior, uma bela tapeçaria com uma Anunciação. Como curiosidade, refira-se que o 2º acto da ópera de Verdi, Don Carlos, tem lugar no claustro desta catedral que, com o antigo Palácio dos Arcebispos (hoje ocupado pela Câmara Municipal e por museus), constitui um monumental conjunto.

Como o caminho para casa ainda é longo, escolheu-se para pausa nocturna a localidade espanhola de Sigüenza, em plena Rota do D. Quixote e da qual se lavrará crónica no dia de amanhã.

1 comentário:

  1. Sugiro que de Sigüenza sigam para San Sebástian, depois Barcelona, depois Bilbau, depois Carcassone, etc. Não regressem já ao trabalho! Eu regressei hoje e já estou com vontade de dar a volta ao mundo!

    ResponderEliminar