sexta-feira, 20 de abril de 2012

Mayakovsky na América



O poeta futurista russo Vladimir Mayakovsky - cuja antiga casa, em Moscovo, é hoje um museu, com uma impressionante entrada em estilo construtivista e uma interessantíssima exposição permanente de cartazes de propaganda concebidos com Aleksandr Rodchenko - era, acima de tudo, um revolucionário.

Nos anos 20 viajou pelos E.U.A. e pela Europa, e acabou por suicidar-se em 1930, com 37 anos.

"My Discovery of America" é o relato da sua viagem pelos Estados Unidos, em 1925. Ficou impressionado com o modelo de desenvolvimento tecnológico, tendo sentido um futurismo primitivo na criatividade americana. Mas também não deixou de notar nas injustiças sociais do capitalismo selvagem, aproveitando para expor as suas crenças políticas.

O livro, em inglês, tem prefácio do escritor irlandês Colum McCann, autor de vários livros de ficção, entre os quais "O Bailarino", um romance biográfico sobre Rudolph Nureyev, e "Deixa o Grande Mundo Girar", com o qual venceu o National Book Award 2009, e que narra a história de Philippe Petit, o homem que esticou um cabo de aço entre as duas Torres Gémeas, em Nova Iorque, e realizou o maior acto de funambulismo de todos os tempos.

Sem comentários:

Enviar um comentário