segunda-feira, 18 de abril de 2011

Onde se fala de biscoitos, de orelhas e de boca, mas não de francesinhas

Hoje voltamos a não falar de francesinhas. E como amanhã rumamos a Sul, talvez já só falemos de alfaces ou de sopa caramela.
E por falar em comida, há uma confeitaria em Matosinhos que se chama Padaria Ribeiro e que tem grande variedade de especialidades. Esta casa de tradição biscoiteira nasceu no Porto nos finais do século XIX e merece uma visita, nem que seja virtual: http://www.padariaribeiro.com/site/conteudos.asp?id=1. Este parece ser um dos vértice de um triângulo LeV, sendo os outros dois a Biblioteca e o restaurante Mauritânia Real, onde se come lindamente (incluindo aquelas sandes de inspiração gaulesa, cobertas de molho, que levam bife do lombo, salsicha, linguiça, fiambre e queijo, de que dissemos que não íamos falar).

A viagem esteve mais presente hoje do que nos dias anteriores. E, na última mesa da tarde, Ondjaki recordou-nos que devemos reaprender a escutar o Outro. Já alguém dizia que se temos duas orelhas e só uma boca é para ouvirmos mais do que falamos. E viajar pode e deve proporcioná-lo.

Gostaríamos ainda de referir o texto de Karla Suárez, lido pela própria, sobre a sua cidade natal, Havana, e que, infelizmente, não está editado em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário