sábado, 7 de agosto de 2010

Vukovar

Dia 13 (I)
7 de Agosto de 2010

De Baja, na Hungria - onde comemos a especialidade local, Sopa de Peixe (carpa em aguadilha de paprika, com noodles - que era boa), e os mosquitos nos comeram a nós - a Vukovar, na Croácia, não são muitos quilómetros mas as estradas não permitem grandes velocidades. A passagem por uma das cidades mártires da guerra da ex-Jugoslávia deixa um misto de sentimentos: por um lado, os edifícios destruídos, ainda muito presentes, provocam tristeza e incredulidade; por outro lado, a vida que se ergue dos escombros dá um alento de esperança.

Inevitavelmente, lembramo-nos do filme As Flores de Harrison, de Elie Chouraqui, em que Adrien Brody interpreta um atormentado fotógrafo de guerra, precisamente no cenário da guerra entre sérvios e croatas. E como uma referência leva a outra, vem à mente O Pintor de Batalhas, do espanhol Arturo Pérez-Reverte, um livro marcante, igualmente sobre um fotógrafo de guerra tentando reconciliar-se com as suas memórias.

Num documentário recente da TVE, Jorge Semprún, ex-Ministro da Cultura de Filipe Gonzalez, ex-combatente na Guerra Civil Espanhola, ex-prisioneiro no campo de concentração de Buchenwald e um homem extraordinário, referindo-se ao Holocausto, afirmava que não é impossível que horror semelhante volte a acontecer...

Sem comentários:

Enviar um comentário