domingo, 29 de agosto de 2010

Pão pão, queijo queijo







Dia 35 (I)
29 de Agosto de 2010

Em França, os mercados ao ar livre são uma vertigem para os sentidos. Em Aix-en-Provence, na Place Richelme, perto da câmara municipal, tem lugar, de manhã, um autêntico festim de odores, cores e sabores: fruta, vegetais, queijos (muitos), enchidos e carnes frias (também muitos), pão, ovos de codorniz, peixes e mariscos e outras tentadoras e inventivas formas de degustação.

Claro que se a ASAE passasse por aqui, teria a reacção do inspector alimentar no filme Ratatouille quando entra na cozinha do restaurante: desmaiava redondo no chão. Não pela qualidade dos produtos, mas pelo facto de estarem ao ar livre, sem embalagens esterelizadas nem referências ao ADN da ovelha ou à genealogia da couve lombarda.

À tarde, a praça transforma-se num ápice e o mercado dá lugar a várias esplanadas num local que nem sequer é grande.

1 comentário:

  1. Estou de férias! Se não estivesse faria a contabilização da percentagem de "postais" do vosso blog onde o tema dominante é a gastronomia e o vinho. Começo a ficar preocupada. Espero que não tenham gasto muito dinheiro nestas férias, pois não sei se existe alguma linha de crédito para renovações de guarda-roupa!

    ResponderEliminar