terça-feira, 3 de agosto de 2010

Overdose de kunst

Dia 9 (I)
3 de Agosto de 2010

Grande barrigada de museus!

Em Viena há arte (kunst, em alemão) para todos os gostos, desde a Egípcia até à contemporânea. Com tanta escolha, o tempo é sempre escasso. Donde, há que optar. E, por mais planos que se façam, fica-se sempre aquém.

Assim, começámos pelo Klimt e acabámos no Klimt. Mas lá conseguimos incluir uns Rubens e - sobretudo - muitos Bruegel e um Vermeer pelo meio. No museu Kunsthistoriches estão os mais conhecidos quadros de Bruegel, um pintor que tão bem alia os mistérios medievais com o humanismo do renascimento. E, no fim, mergulhámos no MuseumsQuartier (MQ), um conjunto de museus que inclui o Museu Leopold onde estão diversas obras de Schiele e do seu "tutor" Klimt.
Dado que a primeira obra que vimos de manhã foi o fabuloso Friso Beethoven (de Klimt), no Edifício Secessão, inspirado pela Nona Sinfonia do compositor alemão, o círculo fechou-se no Museu Leopold, após um almoço muito saudável no pátio do MQ, num ambiente descontraído, repleto de esplanadas. Se quiserem ter um vislumbre desta vibrante e cosmopolita Viena, fica aqui o link: http://www.mqw.at/

Claro que, enquanto saíamos de Viena, se fizeram mil planos para um regresso com mais tempo pois ficaram ainda muitos museus por explorar.

1 comentário:

  1. Ora cá estou eu a juntar-me ao grupo dos fiéis seguidores desta maravilhosa viagem. Só ontem tive conhecimento deste blog. Lembro-me de alguns sítios por onde já passaram. Hundertwasserhouse? Sim claro estivemos lá!!!

    ResponderEliminar