quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Há festa na aldeia


Dia 16 (III)
10 de Agosto de 2010

Bom, a região vinícola de Rajac, na fronteira com a Bulgária, não é propriamente o Douro vinhateiro. De facto, nem sabemos se vimos vinhas... Mas, enfim, lá demos com uma certa Rajac Pimnice, uma espécie de aldeia desabitada onde se guardam as pipas em caves de casas rústicas.

Eis senão quando, há uma casa com grande agitação. Comia-se abundantemente, pois havia um jantar de aniversário. Tinham quarto livre (num total de 4), mais nenhuns hóspedes para além das netas dos donos, serviam jantar e só falavam sérvio. Salvou-nos uma rapariga sérvia que estudara em Viena e que estava de passagem, mostrando o país a um ex-professor. Assim, fomos as 5ª e 6ª pessoas, em 6, a dormir naquela "aldeia".

Demos um micro passeio antes de jantar, com direito a prova de vinhos. A refeição que se seguiu foi do mais típico e rural, como a foto tenta ilustrar.

As entradas (pão acabado de fazer, torresmos, tomate, queijo de 1 ano, carnes frias, cogumelos, malaguetas) foram acompanhadas de cognac local, com 28 anos. Colocaram-nos 1 jarrinho em cima da mesa...

Para os pratos (repolho recheado com carne, refugado de carne com pimento, tomate e cebola, feijões com paprika, um tipo de xerém de queijo com milho) e a sobremesa (biscoitos de noz) deram-nos dois jarros de vinho - um de branco e o outro de tinto. Se não tivéssemos dito que já chegava (em linguagem gestual universal), ainda hoje lá estaríamos a comer.

Para os nossos dedicados leitores que apreciam vinho, sugerimos um link sobre os vinhos sérvios: http://www.serbiainyourhands.com/wine-routes.php. E para acompanhar uma garrafa de Francuski poljubac (French kiss - Beijo francês, em português), que tal assistir ao filme homónimo de Lawrence Kasdan, com Kevin Kline e Meg Ryan?

Sem comentários:

Enviar um comentário