segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Em casa do primo Hohenzollern

Dia 4
29 de Julho de 2010

Vir a Donaueschingen só mesmo para colocar o conta-quilómetros a zero.

Rumámos a Sigmaringen onde há um castelo da família Hohenzollern. Não é tanto por algum possível parentesco com a família (apesar de D. Estefânia, rainha de Portugal, mulher de D. Pedro V, ser uma Hohenzollern-Sigmaringen, de seu nome completo Estefânia Josefa Frederica Guilhermina Antónia de Hohenzollern-Sigmaringen) mas pelo caminho ao longo do Danúbio, entre Tuttlingen e Sigmaringen, que é lindíssimo.

Quanto ao castelo em si, com mais de uma centena de quartos, foi usado durante o final da II Guerra Mundial para alojar o Governo de Vichy. Entre os franceses encontrava-se o escritor Céline, autor de Viagem ao Fim da Noite e de uma trilogia autobiográfica (Castelos Perigosos é precisamente sobre a queda de Sigmaringen). Os Hohenzollern, que não apoiavam os nazis, foram expulsos de casa para o castelo da família de Claus von Stauffenberg, o militar que tentou matar Hitler (papel interpretado por Tom Cruise no filme Valquíria).

Daqui rumámos para Regensburg (Ratisbona, em português), Património da Humanidade desde 2006, onde há uma ponte em pedra, um Museu Kepler (pois o astrónomo e matemático morreu nesta cidade) e - o mais importante para o nosso périplo - o Museu de Navegação do Danúbio (Schiffahrts Museum).

Neste, destaque-se uma maquete de um moinho-barco do Danúbio. Com este tipo de moinho, o proprietário é simultaneamente moleiro e capitão. Com ele, podia procurar as melhores correntes fluviais. Por constituir um obstáculo à navegação, acabou por ser proibido no séc. XIX. Dada a sua curta vida (cerca de 50 anos) acabou por desaparecer por completo. Em Gifhorn, na Baixa Saxónia, há um museu ao ar livre, único na Europa - o Internationales Wind- und Wassermühlen-Museum (Museu Internacional de Moinhos de Vento e de Água) - onde existe uma réplica de um moinho-barco do Danúbio. E também de um moinho típico do Algarve.








Sem comentários:

Enviar um comentário