quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Donau, Dunaj, Duna... com tanto nome ainda nos perdemos



Dia 10 (II)
4 de Agosto de 2010

Não podíamos ir dormir sem falar sobre a Hungria pois chegámos ao fim da tarde a Budapeste.

O caminho ao longo do Duna (Danúbio em húngaro, para os nossos seguidores não húngaros), sobretudo entre Viségrad e Szentendre, é panorâmico e recomenda-se. Esta última cidade (nas fotos), conhecida como cidade dos pintores, é particularmente bonita. Caracteriza-se ainda por ser o maior povoado sérvio da Hungria, devido a vagas de exilados após derrotas contra os turcos.

Parece que o pessoal tem tendência a fugir para a Hungria. Consta que os Hunos (povo que habitava entre o Volga e os Urais), em viagem para o Oeste, terão chegado a um entroncamento; os que sabiam ler, viraram para a Finlândia e os outros seguiram na direcção da placa que estava partida! Esta gracinha é só para recordar que as duas línguas têm uma raiz comum e, portanto, não há quem as entenda!

Vamos - finalmente - dormir. Amanhã, vamos à conquista de Buda e de Peste, uma das cidades preferidas do triestino Claudio Magris, conforme se pode perceber pela leitura do livro Danúbio (em português, nas Publicações D. Quixote).

1 comentário:

  1. Szentendre (ou Santo André em português) lembro-me perfeitamente do regresso de barco até Budapeste. Sem duvida lindíssimo!

    ResponderEliminar