quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Judeus Errantes, de Joseph Roth

Joseph Roth, escritor e jornalista, foi um grande cronista da queda do Império Austro-Húngaro e da ascensão do nazismo.
Nascido em 1894, Roth assistiu ao êxodo dos judeus da Europa oriental em direcção a Berlim, resultante do fim da Áustria-Hungria e da Revolução Russa. Nestes textos sobre a chegada destas pessoas, tão estranhas à Berlim da República de Weimar, está bem patente a discriminação que sofreram. 
Felizmente, a Sistema Solar editou agora em português o livro que reúne estas crónicas.
Para lhe fazer companhia, na montra, colocámos um outro livro seu traduzido em português - "O Leviatã", uma novela (editada pela Assírio & Alvim) - e dois títulos sobre a mesma temática: Jewish Journeys, sobre a diáspora judaica; e Jewish Heritage Travel. A guide to Eastern Europe.
Leituras complementares que nos ajudam a compreender o mundo e a História.
   

A estónia é um paraíso


No próximo sábado, dia 2, vem cá o João Lopes Marques, autor de "Choque Cultural" e de "Estonia. Paradise without Palm Trees", para nos falar um pouco sobre as suas viagens e, em particular, sobre a Estónia, país onde viveu.
Começa às 17h e promete!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Bagagem perdida



Depois de Poesia Reunida, publicado em novembro de 2011, a Quetzal apresenta "Você está aqui", o oitavo livro de poemas originais de João Luís Barreto Guimarães.

Dividido em duas partes - Partidas e Chegadas, sendo a primeira um conjunto de poemas fruto das impressões de uma série de viagens; e a segunda, o regresso à exploração/observação do quotidiano e dos lugares familiares -, "Você está aqui" é também o balanço poético e pessoal do homem e do poeta, aos 40 anos, a procura e reafirmação do seu lugar, e do da sua poesia, no mundo.

E
quando encontras no bolso do casaco das viagens
pequenos papéis esquecidos pelo gesto de
os reteres? Não o fazes por acaso. Investes
na epifania de veres regressar `mão
uma entrada nos Uffizi (a
magnificência
do Vasa) as cores da
Casa Batlló (...)

«... a verdade é que ele só sabe escrever ‘de dentro da vida’ e faz sempre da vida (e da escrita) uma celebração.»
José Mário Silva, Expresso

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

De Ovar a Macau em bicicleta

No próximo dia 24 (5ª feira), às 19h, o Rafael e a Tanya vêm cá contar a sua grande aventura: 19 meses de viagem em bicicleta, de Ovar a Macau.
Estão todos convidados!
Mais informações sobre a viagem em http://www.2numundo.com/

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

De Damião de Góis à Holanda de Ramalho Ortigão

Damião de Góis foi um grande viajante. A sua volta pela Europa, cheia de aventuras, permitiu-lhe conhecer grandes vultos da História: Tomás Morus, Lutero ou o humanista Erasmo de Roterdão, de quem se tornaria amigo. Há quem diga que As Tentações de Santo Antão, de Hyeronimus Bosch, hoje no Museu Nacional de Arte Antiga, terá feito parte da sua colecção de arte.
De burro até Gdansk é um feito, tanto no século XVI como nos dias de hoje!
A sua ligação à Flandres fez-nos ir repescar uma obra infelizmente difícil de encontrar, exceptuando em alfarrabistas: "A Holanda", de Ramalho Ortigão.
Ficam uns excertos.
"Até ao século XVI a Holanda era para nós o pântano tenebroso, a região anfíbia, ora água, ora terra-firme; um pouco de lodo envolto em névoa, periodicamente revolvido pelas tempestades do mar do Norte, habitad por uma raça misteriosa, maldita dos deuses, para a qual os soldados de César olharam atónitos, levando para Roma a notícia desse povo sinistro e lamentável condenado a lutar incessantemente contra a cólera do céu e contra a inclemência do oceano sobre alguns mouchões de terra movediça e flutuante."
"Utreque foi ainda sede de vários concílios, o primeiro dos quais data, creio eu, do ano 819, e um dos mais célebres foi o de 1080, em que o imperador Henrique IV teria excomungado o papa, se na véspera do dia em que devia ser proclamada a sentença os bispos não tivessem fugido, aterrados."
"No meio desta verdadeira orgia de alarves, destaca-se de repente aos meus olhos indignados um rapaz, de cerca de dezasseis anos de idade, gravemente vestido de colegial, com o seu grande colarinho redondo, de menino bem-educado, voltado para cima da gola de pano fino, tendo abraçada uma forte e loira rapariga, que lhe enche de murros o nariz enquanto ele lhe circunda o pescoço de uma enfiada de beijos."
E este, tão actual que chega a doer:
"Faziam-se transacções a prazo. Títulos de venda de tulipas inteiramente imaginárias, compradas por somas tão imaginárias, como as tulipas, negociavam-se como letras de câmbio, a cujo vencimento desapareciam conjuntamente o sacador e o aceitante."

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Portugueses pelo mundo

Janeiro é mês dedicado a viajantes portugueses. É neste âmbito que teremos a exposição de fotografia de Agostinho Mendes (inaugura dia 12, às 17h), o Rafael e a Tanya a contarem a sua viagem pelo mundo em bicicleta (dia 24, às 19h) e o João Lopes Marques (autor de "Choque Cultural") a falar da sua estadia na Estónia (dia 26, às 17h), e que destacamos livros de e/ou sobre portuueses pelo mundo.


Quanto à gastronomia, pedimos que os viajantes nos enviem pratos favoritos. De todas as sugestões que chegarem, escolheremos as melhores e mais adequadas para servir ao almoço. No dia 15, a sugestão é do Agostinho: couscous de frango.