sábado, 8 de setembro de 2012

Um impostor em Lisboa




Não sendo o romance mais conhecido de Thomas Mann, "As Confissões de Félix Krull. Cavalheiro de Indústria" (escrito em 1954) mostra uma faceta mais humorística deste autor alemão, nascido em Lubeque, em 1875, e falecido na Suíça, em 1955. Krull é um amável e criativo impostor, de quem é impossível não gostar.
Dado que parte do romance tem lugar em Lisboa, e que estamos a dar particular atenção à nossa lindíssima cidade durante mais uma semana, o livro está em destaque na livraria.
Quanto à restante obra de Mann, destacam-se “A Montanha Mágica”, um romance de ideias na tradição centro-europeia, a que se seguiu a tetralogia de “José e os Seus Irmãos”, e o “Doutor Fausto”.
Em 1929, a concessão do prémio Nobel da Literatura alargou a influência de um autor que desde 1922 se afirmava como intransigente defensor da República de Weimar. Adversário do nazismo, abandonou a Alemanha em 1933, num exílio voluntário que lhe permitiu continuar a denúncia do regime de Hitler. Em 1944, torna-se cidadão norte-americano.

Sem comentários:

Enviar um comentário