sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Diásporas judaicas



Um livro leva a outros livros e assim sucessivamente.
O recente lançamento de "Dois Rios", de Tatiana Salem Levy (ediado pela Tina-da-China), levou(-nos) a recordar um outro romance desta autora brasileira (nascida em Lisboa, em 1979): "A Chave de Casa", sobre uma família de judeus (de Esmirna, depois de terem sido exulsos de Portugal pela Inquisição).
Deste livro, saltámos para "Lejos de Toledo", de Angel Wagenstein (edição em castelhano, pelos Libros del Asteroide).
Através dos olhos de Albert Cohen, búlgaro exilado em Israel, Angel Wagenstein ressuscita o mundo da sua infância em Plóvdiv, uma das cidades mais bonitas e cosmopolitas dos Balcãs. Cohen regressa por uns días à Bulgária para um congresso e o reencontro com a sua cidade natal e com as suas gentes, que não vê há anos, fá-lo recordar um mundo desaparecido. A recordação mais intensa é a do seu avô - efabulador genial e testemunho do fim de uma época - cuja evocação lhe permitirá reviver alguns dos episódios mais importantes da sua infância.
Para terminar, "Jewish Journeys", de Jeremy Leigh, onde o autor juntou a sua bela colecção de "literatura de viagem" judaica, partindo de fontes bíblicas, crónicas de viagem, biografias e reflexões literárias contemporâneas. E, para mais, é uma edição lindíssima (da Armchair Traveller).

Sem comentários:

Enviar um comentário