quinta-feira, 1 de março de 2012

A Grande Guerra pela Civilização

A propósito do destaque dado ao livro de T. E. Lawrence, colocámos no escaparate o livro "A Grande Guerra pela Civilização. A Conquista do Médio Oriente", do jornalista inglês Robert Fisk (das Edições 70, já em 2.ª edição).
Nesta obra, o autor retrata os diversos conflitos que têm lugar no Médio Oriente, a sua génese e os seus intervenientes, em descrições por vezes de um realismo atroz – a crueza dos combates, a luta sem quartel, o cinismo das decisões. Note-se que, neste caso, Médio Oriente deve ser entendido em sentido lato, pois os relatos do autor vão desde a invasão soviética do Afeganistão em 1980, até à(s) guerra(s) da Argélia. Por outro lado, o fio da História que percorre a obra permitirá ao leitor perceber as causas dos conflitos que grassam na região, seja na Palestina ou no Iraque: e Fisk mostra-nos que não se aprendeu com os erros do passado. Uma obra compósita, misto de crónica, relato de correspondente de guerra, evocação memorialista, de alguém que vive e noticia sobre a região há mais de 30 anos.
Mais um livro que nos ajuda a compreender melhor o que se passa na actualidade nesta região do mundo.
Robert Fisk é correspondente estrangeiro para o Médio Oriente, e cobriu todos os conflitos da região desde 1976, alargando até o seu raio de acção ao Afeganistão, cuja invasão em 1980 noticiou, com reportagens no local. Reside em Beirute, no Líbano, país a que dedicou uma obra monumental, Pity the Nation. Escreveu ainda dois livros sobre o conflito na Irlanda do Norte.
Fica aqui o link para os seus artigos no The Independent, sempre plenos de interesse.
http://www.independent.co.uk/opinion/commentators/fisk/

Sem comentários:

Enviar um comentário